quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia Mundial da Dança

Celebro o dia de hoje com uma das peças que mais revolucionaram esta Arte. Segundo muitos, foi assim que nasceu a Dança Moderna. "L'Après-Midi d'un Faune", de Nijinsky, aqui dançado por Rudolf Nureyev. Sublime.




terça-feira, 27 de abril de 2010

SYTYCD favs: Courtney & Mark (Jazz)

Brutal. Adoro esta coreógrafa!

Série: 4
Coreografia: Sonya Tayeh

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gaga, oooh la la!

Ainda há dias comentava com o Piriquito: «adorava mesmo ver a Lady Gaga ao vivo».

E hoje foi anunciado: a Monster Ball Tour vai passar por Lisboa, a 10 de Dezembro, no Atlântico! YES!!!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Manifesto (ou porque interrompi o Econsciência)

Três meses passaram desde o último post publicado no Econsciência, o blog que criei sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Não foram razões de ordem pessoal ou profissional, falta de tempo ou recursos, que levaram a esta interrupção. Foi uma razão apenas: a Cimeira de Copenhaga.

Em Dezembro último, o Mundo perdeu a sua grande (e talvez derradeira) oportunidade de sanar grande parte dos estragos causados ao Planeta, de assegurar que a intervenção humana, tão corrosiva e fatal para o ecossistema, abrandasse. As expectativas eram muito elevadas, para tantos de nós. “É agora ou nunca”, pensei muitas vezes.

Porque, quer queiramos quer não, a “salvação” do planeta depende, em última instância, dos “grandes”. Refirmo-me a duas entidades: Estado e Corporações.

No livro de Thomas L. Friedman, Quente, Plano e Cheio, há uma passagem, da qual nunca mais me esqueço. Refere que o empenho de milhares de cidadãos (que reciclam, que poupam luz e água, etc.) é deitado por terra em poucos instantes, com a energia engolida pelos inúmeros casinos que vão sendo abertos nos Emiratos Árabes Unidos.

E com a Cimeira, a raça humana podia ter mudado o rumo das suas acções e ter feito História. Mas isso não aconteceu. Escolhemos o “nunca”, em vez do “agora". A mesquinhez, a competitividade, o orgulho, a ganância, a cegueira e a surdez pesaram mais na balança.

Pessoalmente, fui vencido pela desilusão. E porque o Econsciência foi criado num impulso de esperança, a sua força vital perdeu-se.

Num dos parágrafos atrás, coloco a palavra salvação entre aspas. Porque, efectivamente, o Planeta não precisa de nós para ser salvo. A ordem do Universo é perfeita e a Natureza tem uma propriedade (da qual, aparentemente, nos esquecemos): a auto-regulação.

E 2010 está a ser um ano marcante, nesse sentido. No Haiti, na China, na Madeira, na Islândia e em tantos outros locais, a Terra está a libertar energia, a uma velocidade e magnitude sem precedentes. Este é o ano-lembrete.

Depois do fracasso de Copenhaga, restam-nos, a meu ver, duas coisas:

- a solidariedade entre os seres humanos, para ajudar a sarar as feridas dos que vão sofrendo os impactos de uma Terra que já iniciou o seu processo de regeneração;

- a nossa consciência individual, para que adormeçamos com paz de espírito e a sensação de que vamos fazendo o que está ao nosso alcance.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Foi ontem nos states, é hoje lá em casa!

Eyjafjallajoekull

Os dias vão correndo

Um vulcão acordou e virou o mundo moderno do avesso.
Assisti a um concerto de piano e fui levado a outros lugares.
Comprei uns pesos para treinar em casa.
Reencontrei um grupo muito especial de amigos.
Visitei a minha avó.
Entrei na recta final do curso de Yoga.
Dormi mal esta noite.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Coincidências (2): A Sova

A A. é uma querida e uma vez por mês, por altura dos seminários mensais do curso de Yoga, envia-me sempre um regalito comestível Açoriano, daqueles típicos e bem "anafadores", através da minha colega micaelense. Ele já foi bolo lêvedo, ele já foi pãozinho regional...

Desta vez, o regalito não poderia ter sido mais oportuno. No dia em que levei uma verdadeira sova na aula (entenda-se, prática de Yoga muito intensa), a A. mandou-me... massa sovada.

Rota da Pastelaria (3): Massa Sovada



Feita à base de farinha, açúcar, leite e ovos, é desta massa que se fazem os folares da Páscoa. Mas na verdade, a massa sovada é uma especialidade dos Açores.

Entre Abril e Junho, por ocasião das Festas do Espírito Santo, todas as ilhas do arquipélago usam-na para comemorar as Coroações do Espírito Santo.

Estas festas foram instituidas pela Rainha Santa Isabel, com base no conceito da distribuição de comida aos pobres, tendo-se enraizado nos Açores desde o povoamento das Ilhas pelos primeiros colonos.



Depois de rumarem às igrejas, os cortejos religiosos seguem para a casa dos "mordomos" - pessoas que, por esta altura e mediante as suas posses, cumprem as promessas feitas ao divino - para uma bela almoçarada. Esta inclui sopas de carne, cozido e Alcatra (carne), tradicionalmente acompanhada pela nossa amiga Massa Sovada.
.
Eu cá prefiro acompanhá-la com manteiguinha e um copinho de leite... :)
.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Malcolm McLaren (1946-2010)


Foi mentor dos Sex Pistols e fundador do movimento punk, parceiro de Vivienne Westwood, experimentalista musical e visual, o primeiro a mostrar-nos o vogueing, performer e empresário.

Malcolm McLaren morreu ontem, tinha 64 anos e deixou-nos uma obra que servirá como referência de uma geração que quis desafiar o sistema.

Aqui, uma das suas canções mais bonitas de sempre: Paris Paris, com Catherine Deneuve.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

The Imaginarium of Dr. Parnassus


Antes de rumarmos ao cinema, pensei para comigo: “depois deste, chega de Fantástico por uns tempos”. Mas já há muito que esperava por “The Imaginarium of Dr. Parnassus”: foi durante a sua filmagem que se deu o desaparecimento de Heath Ledger.

Se “Batman - The Dark Knight” foi o último filme completo do actor, “The Imaginarium…” é a sua obra inacabada, razão pela qual o realizador Terry Gilliam quase desistiu do projecto.
Felizmente, o filme foi alvo de uma operação de salvamento. Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell prontificaram-se a dar continuidade à personagem de Ledger e o resultado final foi brilhante.

Embora se enquadre no género Fantástico, “The Imaginarium…” distancia-se das últimas produções que temos visto. Junto de “Avatar” ou “Alice In Wonderland”, “The Imaginarium” é uma espécie de filme artesanal - e ainda bem. Aqui não há efeitos especiais de encher o olho, mas sim a construção do que poderão ser as imagens da imaginação e da mente humana. O high-tech dá lugar a magníficos quadros surrealistas.

Vale mesmo a pena ver este filme, embarcar na viagem de Terry Gilliam e prestar uma última homenagem a Heath Ledger.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Tweet... tweet...

Pronto. Estou inscrito no Twitter.


Mas atenção! Tenho um motivo! Estou a "seguir" o Guy Oseary, manager e braço direito da Queen of Pop. Acabei de ler um dos seus posts e reza assim:

I just showed M all your kind messages.. Thank you... You are all beautiful.. Goodnight...

Pronto. Morri e fui para o céu (mesmo sabendo que ela talvez, com um bocadinho de sorte, tenha lido 2 ou 3 mensagens...).
.

Dona Paparoca

Tenho uma nova colega de trabalho, já lá vão 3 meses. Entre outras qualidades que vou descobrindo na S, uma que dá cabo de mim é a sua belíssima mão para os doces.

A sua paixão pela a cozinha levou-a a começar um blog, mas acabou por colocá-lo em standby. Ando a tentar convencê-la a dar vida ao dito e a lançar-se no mercado - um pouco como no filme "Jules and Julia".

Outra qualidade da S é o seu gosto para fazer mimos às pessoas: assim que soube que os colegas são uns gulosos de primeira, logo se prontificou a confeccionar alguns pedaços de mau caminho e a trazê-los para o trabalho.

Primeiro foi o magnífico bolo de chocolate, escandalosamente mergulhado numa piscina de molho de... chocolate. Ia morrendo. Ontem foi o apple crumble, di-vi-nal.

Valha-me Santa Engrácia...

Postcards from Heaven

Soichi Noguchi é um dos astronautas que integram a tripulação da nave Soyuz TMA-17, que descolou a 20 de Dezembro de 2009 e está actualmente acoplada com a Estação Espacial Internacional.

O astronauta japonês tem uma página no Twitter, na qual nos envia diariamente uma fotografia tirada a partir da sua "janela". Assim será até Maio, altura em que a tripulação regressará à Terra.

Mais uma daquelas coisas magníficas que só a internet torna possível.

Obrigado desenhos!

Cairo, Egipto. Tirada há 12 horas.

A Lua e o braço do robot Kibo. Tirada há 2 horas.

(Meus) Estranhos Hábitos 1

Beber canecas de água quente, de manhã, no trabalho.