quarta-feira, 7 de abril de 2010

The Imaginarium of Dr. Parnassus


Antes de rumarmos ao cinema, pensei para comigo: “depois deste, chega de Fantástico por uns tempos”. Mas já há muito que esperava por “The Imaginarium of Dr. Parnassus”: foi durante a sua filmagem que se deu o desaparecimento de Heath Ledger.

Se “Batman - The Dark Knight” foi o último filme completo do actor, “The Imaginarium…” é a sua obra inacabada, razão pela qual o realizador Terry Gilliam quase desistiu do projecto.
Felizmente, o filme foi alvo de uma operação de salvamento. Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell prontificaram-se a dar continuidade à personagem de Ledger e o resultado final foi brilhante.

Embora se enquadre no género Fantástico, “The Imaginarium…” distancia-se das últimas produções que temos visto. Junto de “Avatar” ou “Alice In Wonderland”, “The Imaginarium” é uma espécie de filme artesanal - e ainda bem. Aqui não há efeitos especiais de encher o olho, mas sim a construção do que poderão ser as imagens da imaginação e da mente humana. O high-tech dá lugar a magníficos quadros surrealistas.

Vale mesmo a pena ver este filme, embarcar na viagem de Terry Gilliam e prestar uma última homenagem a Heath Ledger.

Sem comentários: