sábado, 27 de setembro de 2008

Queer Lisboa IV: Improvvisamente L’Inverno Scorso

Outro documentário impressionante,
“Improvvisamente L’Inverno Scorso” leva-nos a uma realidade mais próxima da nossa e, talvez por isso, geradora de um nó no estômago bem mais forte.

Estamos em Itália. O ponto de partida é um projecto-lei que prevê a igualdade de direito à união civil, independentemente da orientação sexual dos parceiros. O país é varrido por uma onda de protestos, encabeçados por grupos fundamentalistas católicos e de extrema direita, que se insurgem contra tal “ameaça”. É “a continuidade da espécie humana” que está em causa, defendem, pois ao permitirem os casamentos entre gays e lésbicas, “logo toda a gente quer fazê-lo e deixa de haver procriação”. Sem comentários.

Perante tamanho circo, o casal Gustav Hofer e Luca Ragazzi decide pegar numa câmara de filmar e documentá-lo, passo a passo. Levam-na à porta das reuniões parlamentares. Levam-na à rua, para ouvir a opinião das pessoas. Levam-na às manifestações de ambos os "lados" da "barricada".

As palavras, emoções e raciocícios recolhidos são, no mínimo, constrangedores - mesmo sabendo que, para o produto final, os realizadores tenham seleccionado o pior do pior.
Mas (e aqui vou repetir-me) tudo isto é verídico e acontece neste exacto momento. Antes fosse ficção...

Sem comentários: