sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Obama à 6ª feira


Boooooooooooooom diaaaaaaaaaaa!!!!!

Foi assim que fui acordado hoje, pelo Piriquito.
Haverá melhor maneira de começar o dia?...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Essências (4)

Gentian
Trabalha a negatividade, o desânimo, a propensão para desistir logo à partida.
Ajuda a recuperar a fé e a esperança; os obstáculos passam a ser considerados como um estímulo para o aperfeiçoamento e a evolução.


Mimulus
Combate medos e inseguranças concretos.
Ajuda a devolver a coragem e a entender as razões por detrás do medo, possibilitando a sua superação.


Onagra
Trabalha o sentimento de rejeição, o medo do compromisso e da paternidade, a repressão emocional e sexual.
Desperta a consciência de emoções de dor antigas, absorvidas pela mãe e transmitidas para o filho, curando-as. Permite uma maior capacidade de abertura a nível emocional.


Fontes:

"A vida corre bem"

Constatávamos o Piriquito e eu, ontem, à conversa no messenger.
Constatava eu, na passada 5ª feira, na consulta mensal de florais.

Desde o ínício deste ano que tem sido assim. Há instantes em que a mente tenta sabotar este estado de espírito, mas logo falha a sua intenção. Porque "a vida corre bem" tem sido isso mesmo: um estado de espírito, contínuo e cada vez mais sólido.

The beat goes on!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Poema emprestado

O teu amor espreita o meu corpo de longe.
De longe, por gestos, lhe respondo.
Tenho raízes nos vulcões, ternuras íntimas, medos reclusos, beijos nos dentes.
Com a precaução de quem tem flores fechadas no peito
passeei de noite pela casa.
Um fantasma forçou uma porta atrás de mim.
Gemendo como um animal estrangulado acordei-te.
Enterro o meu terror como um alfange na terra.
Porque é preciso ter medo bastante para correr bastante toda a casa,
celebrar bastantes missas negras,
atravessar bastante todas as ruas com demónios privados nas esquinas.
Só o amor tem uma voz e um gesto,
mesmo no rosto da ideia que me impus da morte.
És tu tão único como a noite é um astro.
Sobre a poeira que te cobre o peito
deixo o meu cartão de visita, o meu nome, profissão, morada, telefone.

Excerto de Dificil Poema de Amor, de Luiza Neto Jorge, editado e emprestado pelo Silvestre.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Heath Ledger, 1 ano depois

A 22 de Janeiro de 2008, Heath Ledger desaparecia.

A sua última interpretação (como Joker, em "The Dark Knight") é agora reconhecida, com a nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário.

Passou exactamente 1 ano.

And the nominees are...

A Academia de Hollywood anunciou hoje os nomeados na corrida para os Óscares deste ano.

E "The Curious Case of Benjamin Button" já está a dar que falar, ao ser o filme com maior número de nomeações: 13, incluindo Melhor Realizador e Melhor Filme (estou contente!).

A cerimónia deste ano promete, com muitas nomeações de peso. E pela segunda vez na história da Academia, a temática gay está na corrida para Melhor Filme, com "Milk" alinhado entre os 5 mais votados.
.
Agora é só esperar por dia 22 de Fevereiro...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

The Curious Case of Benjamin Button

Ainda o ano mal começou e arrisco-me a dizer que este é um dos meus filmes favoritos de 2009.

A partir de um pequeno conto de F. Scott Fitzgerald, escrito em 1921, David Fincher criou quase 3 horas de pura magia.

Já tinha saudades de me sentir assim, tão arrebatado por um filme...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A tomada de posse

A tarefa

Your task is not to seek for love, but merely to seek and find all the barriers within yourself that you have built against it.

Rumi (1207-1273)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Saturday Night Fever: The Original Movie Soundtrack

Lançada em Novembro de 1977 (alguém nascia nesse mesmo mês...), esta viria a ser a banda sonora mais vendida de sempre, perfazendo 15 discos de platina.

Em "Saturday Night Fever (OST)" somos totalmente transportados para o universo do filme homónimo e mergulhamos na verdadeira essência da cultura Disco.
nm
Vamos muito para além do já desgastado "Stayin' Alive", para encontrarmos exercícios contagiantes de música de dança, a transpirar a decadência e o glamour ritualizados nas pistas de dança nova-iorquinas, nos finais dos anos 70. "A Fifth of Beethoven" de Walter Murphy, "Disco Inferno" dos The Trammps ou "Night Fever" dos Bee Gees são grandes exemplos disso.

Esqueçam as compilações "chapa 5" à venda na TV Shop ou no hipermercado... this is the real thing!

Saturday Night Fever

Corria o ano de 1976 e a revista "New York" publicava "Tribal Rites of the New Saturday Night", um conto de Nik Cohn sobre um jovem trabalhador que encontrava na pista de dança o verdadeiro escape à sua vida banal.

Seria a primeira vez que se falava de uma subcultura que começava a ganhar forma nos clubes nocturnos de Nova York, ao som de um novo estilo de música: o Disco.

Não foi preciso muito tempo para que o cinema retratasse o novo movimento, que acabaria por definir toda uma era. "Saturday Night Fever" é a história de Tony Manero, um jovem de Brooklyn que divide a sua vida entre a loja de tintas onde trabalha e a pista de dança do 2001 Odissey, onde se evade todos os Sábados à noite.

Mais do que um mero filme, este é um documento que imortalizará a era do Disco Sound como rito de passagem da geração de 70, tal como "Rebel Without a Cause" foi para os anos 50 - filme com o qual se consegue estabelecer vários paralelismos, desde o carácter sombrio da história ao carisma do protagonista.

E depois (ou "principalmente"), há a música e a dança. O solo de John Travolta ao som de "You Should Be Dancing" e a line-dancing colectiva em "Night Fever" são hipnotizantes.

Tudo isto aconteceu em 1977. Sabe-se lá se isso não concorreu para que eu gostasse tanto do Disco Sound?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Parabéns Batatas e Chocolate!

Então não é que já passou 1 ano?

A maior Lua

De facto, reparei nela no Domingo passado, à porta de casa da mãe do Pachuco.

Este fim-de-semana tivemos a maior Lua cheia de 2009, que pôde ser observada a partir de qualquer local do Planeta. O fenómeno atribuiu-se à fase de maior proximidade do satélite com a Terra, duante a sua órbita elíptica.

Uma Lua destas, novamente, agora só em 2010.
nm

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Baú de Vidas Passadas (1): Anos 20/30

Diz-se que muitas das coisas pelas quais nos sentimos irracionalmente atraídos são reminiscências de vidas passadas - marcas que ficam e que são reconhecidas pelo nosso inconsciente.

E como esta é uma teoria que, para mim, faz todo o sentido, deduzo que uma das minhas vidas passadas talvez tenha percorrido os anos 20 e 30 do século passado...
nm

"Sol-Angel and the Hadley st. Dreams" (Solange Knowles)

Logo à 1ª audição, fiquei preso. Quem diria que a irmã de Beyoncé faz (muito) boa música?

"Sol-Angel..." é um álbum fresco, fortemente inspirado na Motown dos anos 60, mas também com uns toques de funk, muito a lembrar os Brand New Heavies.

Perfeito para uma manhã de Sábado.

My Date With Drew

O presente de Natal do Piriquito (ele sabia o quando adoro a Drew Barrymore) curou-me do trauma pós-"Changeling" e salvou o meu Domingo.

Um fã de Drew Barrymore ganha mil dólares num concurso de televisão e decide realizar um sonho: conseguir um encontro com o seu ídolo. Em 30 dias.
nm
O documentário é um registo dos mundos e fundos que Brian Herzlinger irá mover, com a ajuda dos seus amigos. Acabamos por desejar, tão ardentemente quanto ele, alcançar o objectivo.

Não só é um filme divertido, como tremendamente inspirador. E mais uma vez confirma-se: dá vontade de ter uma Drew na nossa vida!

Fica o mote, da autoria da própria:

If you don't take risks, you'll have a wasted soul.

Palavras sábias!



Changeling

É grande o impacto provocado por histórias que, mesmo ficcionadas, retratam o lado feio do mundo em que vivemos. O impacto duplica quando as histórias são reais.

"Changeling", o mais recente filme de Clint Eastwood, é um destes últimos exemplos. Uma mulher regressa a casa, vinda do trabalho, e descobre que o filho de 8 anos desaparecera. Acompanhamos o seu desespero na luta para descobrir o paradeiro da criança - o que já é suficiente para o inevitável nó na garganta.
nm
E como se não bastasse, é-nos dada a conhecer uma faceta assustadora da sociedade em que vivemos, onde o abuso de poder ou a simples alienação podem conduzir o ser humano a cometer actos atrozes para com o seu semelhante. E embora o filme decorra nos anos 20, muito do que é retratado não sofreu grandes alterações, ou simplesmente se readaptou.

Mas este é também um filme de preserverança, força e esperança, como antídotos de toda esta escuridão. E a interpretação de Angelina Jolie é impressionante.


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Resoluções de Ano Novo...

nm
... segundo a




Apagar as luzes e beijar gente ao calhas, fazer criação de cogumelos, aprender a assobiar com os dedos, usar Kilt todas as quintas, adoptar um avô, aproveitar a chuva para lavar o cabelo, cantar músicas em finlandês, dar abraços quentes, tomar duche à luz das velas, apaixonar-se perdidamente, fumar cachimbo, contar historias à lareira, fazer pegadas de tinta, dar gargalhadas porque sim, oferecer fruta em vez de flores, olhar para o céu em vez de para o chão, decorar um poema inspirador, comprar um pássaro só para o libertar, dar os bons dias durante todo o dia, chorar a valer nos filmes piegas, comer de tudo sem culpas, ver o nascer do sol enrolado num cobertor, andar mais a pé por Lisboa, dizer SIM, andar de mota com os cabelos ao vento, trocar livros, dar as mãos, dançar cha-cha-cha, beber vinho no banho, ler BD no autocarro, tirar as calças no metro, fazer loucuras, realizar sonhos.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Madonna, Queen (and King) of the Stage

.

Depois das notícias que anunciavam a Sticky & Sweet Tour como a tournée mais bem sucedida de 2008 e a mais lucrativa de sempre por uma artista feminina, o ano fechou com a notícia mais bombástica de todas: a mesma Sticky & Sweet Tour é a tournée mais lucrativa de sempre por um artista a solo.

Se alguém tinha dúvidas, elas acabam de desaparecer: Madonna é a rainha (e o rei) dos palcos.
___________________________________________
ñm
Os factos, no press release oficial:
nm
With the completion of Madonna’s final show in Sao Paulo Brazil last evening - one of eleven record-breaking performances in South America - the ‘Material Girl’s’ ‘Sticky & Sweet’ Tour reigns supreme by becoming the Number One Largest Grossing Tour in history by a solo artist, it was confirmed today by Live Nation, the tour’s international producer. Her 58 shows in Europe, the US, Canada, Mexico and South America played for a staggering 2,350,282 million fans and sold over (USD)280,000,000 in tickets.

“Madonna has yet again demonstrated her true global appeal as a live performer whether in stadiums or arenas. Not only will this tour be the top selling tour of all time for a solo artist and a female artist (eclipsing her own record), but it will position her as one of the top selling touring artists of all time” said Arthur Fogel, Live Nation’s Chairman of Global Music and CEO of Global Touring.

Along with record breaking ticket sales in South America with a total 650,000 tickets sold, the ‘Sticky & Sweet’ Tour sold 72,000 tickets at Zurich’s Military Airfield Dubendorf - the largest audience ever assembled for a show in Switzerland. In London, where she performed in front of 74,000 fans with over 12 million dollars in ticket sales, Madonna surpassed all previous records at both the old and new Wembley Stadiums. In New York City, Madonna’s four sell-outs at Madison Square Garden shows added up to a record breaking 23 sold out performances since 2001 at that venue - a record for most appearances for a single artist in this decade.

Madonna’s multi Grammy-nominated CD “Hard Candy” debuted at number one early this year in over 37 countries.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Erotica vs Gimme More

Sombrio e terrivelmente sexy.

Corria o ano de 1992 e Madonna virava o mundo das convençõezinhas de patas para o ar, com o livro Sex e o álbum Erotica. Apesar do período negro a que Madonna se atirou (a menina foi efectivamente castigada), ficou a música, totalmente cutting-edge (ainda para o ouvido actual).

Quinze anos depois, o conceito é retomado por uma das suas "sucessoras" (entre aspas, pois Madonna ainda reina). Apesar do período negro que Britney atravessava, ficou um dos temas mais interessantes do seu repertório.

Erotica, Madonna


Gimme More, Britney Spears

http://www.youtube.com/watch?v=m3ceCMpPJgc

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Planeta Terra

Se há coisas que podem deixar qualquer ser humano sem palavras, esta é uma delas.

É talvez um dos documentários mais ambiciosos e impressionantes sobre o Planeta Terra, na sua versão intocada pela mão humana.

O 1º episódio é de cortar a respiração, de tão belas as imagens.

E mais não consigo dizer - a não ser "não admira que o DVD esteja esgotado em quase todo o país".

Vale a pena ver o trailer, para não falar da série na íntegra.

O verbo

Menino me... menina.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Porto à noite: cidade-luz

Tem sido lento, o meu enamoramento pela cidade do Porto. Aliás, ainda há muito por conquistar. A cidade continua a ser demasiado cinzenta e húmida, tão húmida que alguns edifícios na baixa chegam a ter musgo (!).

Mas há percepções que vão mudando, à medida que visito a cidade. E desta vez tomei conta de quão encantadora é a noite no Porto.

O cinzento desaparece, para dar lugar a uma profusão de luz. A iluminação dos edifícios e monumentos ultrapassa o utilitário, para explorar o estético. Sabe bem andar pelas ruas, cuja morfologia nos oferece belas imagens para o nosso campo de visão.


E depois, há os bares e restaurantes.

Há o centenário Café Progresso, onde se janta a ouvir jazz tocado ao vivo...


Há a Casa dos Livros, a cruzar o palaciano com o moderno e a trazer à memória o mítico privado do Alcântara-Mar.


Há o Plano B, que é o mesmo que dizer “puro underground”.


Há as Galerias de Paris, versão moderna da boémia dos anos 20, num espaço amplo (foi armazém de tecidos, em tempos idos) e vibrante de pessoas e jazz (fiquei com vontade de ler “O Grande Gatsby”).
nm

E haverá muito mais, certamente, para descobrir, numa próxima oportunidade.

Música do dia: Bedtime Story (Madonna)

Let's get unconscious, honey...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

2009: entrada em beleza

Ah que bem que chegou o novo ano!
As mini-férias no Porto souberam a isso mesmo: a férias. Foram 5 dias e 4 noites a deitarmo-nos às tantas da manhã, a acordar a horas indecentes, a passear, a comer, a rir, a namorar.
O espírito foi de descontracção e alegria.
Um prenúncio para 2009? Basta querer.