quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

The Darjeeling Limited

"The Darjeeling Limited" é um filme sobre viagens - físicas, emocionais e espirituais.

O filme conta-nos a história de 3 irmãos americanos que percorrem a Índia de comboio, sob o pretexto de reencontrar a mãe, entretanto fugida para um retiro espiritual nos Himalaias, após a morte do marido e pai dos protagonistas.

Francis, Jack e Peter aproveitam as circunstâncias para se convencerem de que a viagem lhes trará a experiência espiritual das suas vidas - como qualquer ocidental que se preze, se metido num comboio a calcorrear a Índia profunda.

Os dados estão lançados para uma boa aventura, pejada de momentos hilariantes e ilustrada com a riqueza visual de um dos países mais fascinantes do Planeta (assim o diz quem por lá passa).
Mas esta é, também, uma história que fala do calor humano. Seja ele gerado entre irmãos, amantes, pais-filhos ou pessoas de culturas absolutamente diferentes. E seja ele sentido à primeira, ou não, pelas partes envolvidas.

A pérola deste filme, a meu ver, reside na tal experiência espiritual: tão ansiada ao longo do filme, ela acaba por não acontecer como os irmãos estariam à espera. Não há revelações, coros de anjos, clarões de luz ou afins. Ela pode acontecer, de uma forma subtil e silenciosa, em vários momentos onde o Amor, o dito calor humano, se reconhece nos personagens. Afinal, são todos feitos da mesma massa.
nm
Tal como na vida real.

Sem comentários: