terça-feira, 23 de setembro de 2008

Lisboa bike-friendly!

Ontem foi Dia Europeu Sem Carros e, ao contrário dos primeiros anos de vida da efeméride, este ano não dei por nada - nem campanhas mediáticas, nem acções de sensibilização.

Mas o Público de ontem fez-nos o favor de publicar uma reportagem nas páginas 2 e 3, com chamada de primeira página.
E é aqui que vêm as boas notícias:
«o número de portugueses a andar de bicicleta está a crescer - e isso é algo que se vê nas ruas, nas ciclovias e, sobretudo, em inúmeras iniciativas por todo o país».

Desde 2000 que algumas autarquias têm investido tempo e dinheiro, no intuito de reduzir o número de carros e aumentar o das bicicletas, num país em que muita gente (mas mesmo muita) pega no carro até para ir ao fundo da rua. Aveiro e Cascais são dos concelhos a que se merece tirar o chapéu, ao terem sido os primeiros a disponibilizar bicicletas para uso urbano gratuito.

As boas notícias continuam: também Lisboa começa a mostrar vontade de ser uma cidade "biker-friendly". Segundo o mesmo jornal, a câmara promete disponibilizar 2500 bicicletas de uso partilhado, em 250 estações por toda a cidade, bem como uma rede de ciclovias à beira-Tejo, entre Belém e o Cais do Sodré. O deadline apontado será Julho de 2009.
nm
As 7 colinas não são desculpa - aliás, até ajudam a trabalhar melhor as pernas e os glúteos.
Venham as biclas!
nm

4 comentários:

RH disse...

Sim Lisboa está a ficar cada vez mais bike friendly, como se vê nessa foto. Uma bike no marques de pombal. E até já existem cursos de condução de bicicleta em meio urbano. A Cenas a Pedal está a disponibilizar esta formação que se dirige a pessoas que não sabem equilibrar-se numa bicicleta e pessoas que já sabem andar mas desejam estar mais confiantes na estrada. Recomendo http://www.cenasapedal.com/

Rui Clemente disse...

Obrigado RH, pelo comentário e pela informação sobre a Cenas a Pedal - será útil para muitos, incluindo eu, que seguramente faço parte do 2º grupo :)
Volte sempre!

Fred disse...

Bem escusado será falar sobre este assunto meu caro... LOL
É obvio que as sete colinas não são desculpas. Até hoje não existiu nenhuma que resistiu as minhas pernaças eheh. Até porque as bicicletas hoje têm mudanças, por isso... O meu ponto de vista acerca deste assunto é claro, não há nada melhor que começar o dia com o ar fresco a passar pelo rosto. Nada melhor para aliviar o stress do trânsito. Nada melhor para se divertir, e fazer desporto ao mesmo tempo. Nada melhor para reduzir as emissões CO2. E para concluir, nada melhor para a alternativa aos transportes Urbanos que sobretudo para distâncias curtas, deixam muito a desejar. Mas é claro que o meu comentário é duvidoso pois sou un fanecas pela minha querida bicicleta. Eu sou bike lover eheh.
Agora um pouco mais sério, há uns tempos enviei um email a câmara de Lisboa para obter uma resposta acerca de lugares seguros para deixar a bicicleta estacionada nas nossas ruas de Lisboa. Obviamente que o meu pedido foi atendido e enviado para os departamentos responsáveis, mas respostas ainda nada. Venho aqui propor-vos um desafio. Quem estiver interessado em lutar por esta causa (haver mais estacionamento de bicicletas em Lisboa), envie um email para geral@cm-lisboa.pt pois juntos fazemos a força.
Abraços.

Rui Clemente disse...

Sem dúvida, és o maior "bike lover" que conheço! :)
Ainda há muito a fazer para Lisboa ser uma cidade 100% bike friendly, e são simples acções como a tua que podem ajudar à mudança.
Vamos lá bombardear a CML com emails!