sexta-feira, 29 de maio de 2009

Oh dear...

Mas por que é que certos "artistas" da música portuguesa insistem em imitar o que se faz lá fora? Estou a ver que há mais tugas a gostar do Justin Timberlake e do Timbaland do que eu imaginava:

1) primeiro, foi um rapazito que também escolheu duas iniciais para nome artístico (ao estilo de "JT")... e zás! Toca a imitar o outro nas músicas, nos vídeos, nas roupas, na voz, nas coreografias, na atitude "sou muito cool", eu sei lá;

2) agora, acabei de ouvir na rádio a nova de um conhecido luso-rapper... e zás! Toca a imitar o outro nas batidas, nos sons, na atmosfera, enfim, em toda a estrutura musical do "My Love".

Oh dear...
.

Diários de Yoga

De cara lavada e em português, os meus Diários de Yoga estão aí!

Fim de tarde

No regresso a casa, depois do dia de trabalho, reparei como o Sol ainda ia alto. As longas tardes de Verão vão-se fazendo anunciar lentamente. Nada melhor como celebrá-lo com uma corrida à beira-mar. Até agora só tinha corrido de manhã, por isso estava entusiasmado com a estreia.

Ainda havia gente nas praias, a aproveitar os 24 graus que se sentiam no ar - e eram quase 8 da noite... A corrida soube tão bem que fui um pouco mais longe, até à Marina de Oeiras. 10 km seguidinhos, sem parar. Belíssimo fim de tarde.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os videos mais cool do momento

Deslumbramento

Hoje assisti ao deslumbramento no seu estado puro. Ao meu lado, sentado no metro, ia um miúdo dos seus 7 anos. Devia ser a primeira viagem de metro que ele fazia: os seus olhos brilhavam com as sensações que ia tendo (a velocidade, as pessoas, a escuridão dos túneis), enquanto ia comentando com a mãe, todo ele a sorrir. Saí da carruagem a sorrir, também.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pausa

Por vezes funciona-se demasiado com a cabeça e pouco com o coração.
Parar por um momento. Deixar de pensar e apenas sentir. Retomar o caminho.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sue rules!

Parece a nossa avó, mostra-nos os dildos mais recentes e fala-nos das posições ideiais para ter sexo num beliche... É a Dra. Sue Johansson e tem um programa chamado "Talk Sex With Sue" (que passa na SIC Gaja), no qual ando totalmente viciado. Tomara muita gente ter avós assim!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Angels and Demons

Já sentíamos falta de uma sessão de cinema!

O filme escolhido foi "Angels and Demons", com mais uma aventura de Robert Langdon. A Arte de "O Código Da Vinci" dá agora lugar à Ciência, como pano de fundo para a trama criada por Dan Brown.

Só há aqui um "pequeno" senão: history repeating. Um homicídio, uma sociedade secreta, uma bateria de enigmas... e a Igreja Católica.

O que não quer dizer que não tenha gostado. Pelo contrário. E embora ainda não tenha lido o livro que dá nome e corpo ao filme, este pareceu estar à altura do objectivo de Dan Brown. Acima de tudo, é um bom filme de aventura e suspense.

E tal como em "O Código Da Vinci", no meio da ficção, há muita verdade sobre uma das religiões organizadas mais poderosas no Planeta.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Flores e a Natália

O Piriquito ofereceu-me flores no Domingo. E tenho a minha primeira planta, que baptizei de Natália.
A casa está mais viva e brilhante.

It takes 2 to Tango

Mais um fim-de-semana em grande. Depois do último evento integrado nas comemorações do Dia do Piriquito (com o Nepal mesmo ali na Rua de S. José), acabámos a noite a dançar. Só os 2.
E não foi preciso mais nada para me fazer tão feliz.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Kylie!

Os bilhetes já cá cantam. Dia 4 de Julho, Piriquito & Batata feat. Desenhos vão passar a noite com a Kylie. Damn hot!
.

GNR... quem diria?

Nunca liguei aos GNR, à excepção de 2 músicas que sempre gostei, "Hardcore (1º Escalão)" e "Video Maria". A voz do Rui Reininho sempre me soou "peculiar" demais para o meu gosto...

Pois ontem, enquanto ouvia o "Radar 20 anos", cruzei-me com uma música vinda dos primórdios da banda. E foi o suficiente para querer explorar os GNR pré-"Efectivamente", ainda quando experimentavam a linguagem do novo rock de inícios dos 80, sem pretensões comerciais.

Depois de ouvir os seus 3 primeiros álbuns, "Independança" (1982), "Defeitos Especiais" (1984) e "Os Homens Não Se Querem Bonitos" (1985), passo a encarar os GNR com outros olhos. Eles eram realmente bons para o país que tínhamos. Acabo de colocá-los na prateleira onde estão os Heróis do Mar, o Variações e tantos outros músicos da nouvelle vague portuguesa, que tão bem fertilizaram o nosso terreno musical. Ok, já todos sabiam disso. Mas é preciso ouvir para integrar a informação.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Eu bem que resisti, mas...

... acabei por ceder. Os amigos estão quase todos lá - fazer o quê?
Aconteceu o mesmo com o telemóvel: só tive o meu primeiro em 1999.
.

Já tenho net em casa!

E um novo problema: refrear o vício de surfar horas e horas...
Finalmente, ligado ao mundo a partir de casa!
Ground control to Major Tom...

PS: Um agradecimento à InforFredJo, pela rapidez e eficácia dos seus serviços! :)

terça-feira, 12 de maio de 2009

O Fim-de-Semana do Piriquito

Grandes acontecimentos merecem grandes celebrações. Este Domingo foi 10 de Maio, dia feriado: o tão aguardado Dia do Piriquito.
O Piriquito chegou aos 35 e mereceu uma celebração que atravessou todo o fim-de-semana.
Houve almoço de família, no qual, entre um belíssimo bacalhau à Braz (eheh...) e um pão-de-ló-com-ovos-moles-de-cair, fomos brindados com uma estreia: a Leonor deu, pela primeira vez, os parabéns ao tio (ainda noutro dialecto). E vê-lo a segurar nela é das coisas que melhor sabem neste mundo.
Poucas horas depois, foram os amigos que se juntaram, para oferecer uma noite em homenagem ao Piriquito. Houve comida, bolo de aniversário e alegria genuína. E também nós fomos presenteados: com o seu cantar, que me deixa as pernas a tremer. A noite acabou em cantoria geral - e ninguém estava alcoolizado.
.
.
A entrada no novo ano de vida do Piriquito, na noite anterior, não poderia ter sido mais surpreendente: junto de 10 mil pessoas, no Pavilhão Atlântico. Todos vestidos de branco, da cabeça aos pés - um "ocean of white". Ao centro, uma escultura colossal lembrava uma entidade-mãe saída de uma estranha galáxia, pulsando luz ao ritmo das batidas. Raios laser atravessavam o recinto, contectando toda a gente, entre si e com a música. Justamente à meia-noite, estava tudo ao rubro com o DJ Diego Miranda. Foi então que o Piriquito entrou na casa 35.
.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

“Walking on a Dream”, Empire of The Sun

Se o revivalismo dos eighties começou por ser moda, parece agora ter atingido o sólido estatuto de tema fundamental para dissertações musicais.

“Walking on a Dream” é o cartão de visita do novo grupo australiano Empire of The Sun e uma ode às visões futuristas produzidas na década de 80. A começar na capa, passando pelo vídeo de estreia e – claro está – acabando na música.

Eles vêm do espaço, têm a voz “afectada” ("cheia de atitude", entenda-se), vestem-se como os Adam and The Ants e ouviam os discos dos Supertramp que andavam lá por casa.

O resultado é um trabalho de som e imagem bem cativante, bem fresco – como um refresco de café, para os dias quentes que vão chegando.

“Ciao!”, Tiga

Outro sucessor de outra grande estreia.
E porque a expectativa pelo novo álbum de Tiga era enorme, acabou por não surpreender...
Enquanto que “Sexor” figura hoje na galeria dos álbuns mais significativos da música de dança, “Ciao!” não terá força suficiente para repetir a proeza.
Ficam duas faixas para a posteridade: o pujante “Beep-Beep-Beep” e o brilhante “Shoes”.

“Two Suns”, Bat For Lashes

Estava realmente curioso por ouvir o trabalho que se iria seguir ao que assinalou a estreia de Bat For Lashes, alter-ego da britânica Natasha Khan.

“Two Suns” não deixa margem para dúvidas: aqui está um projecto realmente interessante, especialmente para quem se deixa arrebatar pelos universos de Kate Bush, Tori Amos ou Bjork. Bat For Lashes é sua herdeira inscontestável, habitante de mundos ocultos, povoados por sereias, sacerdotizas e xamãs. Se eles fizessem música, talvez soasse desta maneira.

Parabéns, Helena!

A minha querida Helena fez anos esta semana.

Este ano, os votos foram mais especiais que nunca, pois um pequeno rebentinho já vai crescendo no seu ventre. A Helena está linda e luminosa e mal posso esperar para vê-la totalmente grávida...

De presente, recebeu uma camisa fresquinha para enfiar o barrigão de Verão. O rebentinho também não escapou e ganhou um fatinho totalmente ecológico. Há que incutir valores nobres ao/à sobrinho/a desde já, ainda que neste momento ele/a esteja mais preocupado/a com a formação dos seus órgãos internos, estrutura óssea e tal...

Parabéns, Helena!

Escapadela

Bendito 1º de Maio que, este ano, calhou a uma 6ª feira! Já na 5ª à noite, eu e o Piriquito rumávamos a Albufeira, para o que viria a ser o primeiro fim de-semana de Verão do ano.

Houve praia, jantaradas e saídas à noite, acordámos sem o som do despertador, comemos o maior crepe com gelado do mundo, apanhámos pedrinhas à beira-mar, refastelámo-nos em espreguiçadeiras junto à piscina, enfiámo-nos nos habitats nocturnos dos bifes e bifas (árdua tarefa científica, sublinhe-se), matámos saudades dos croissants com “creme d’osso” da magnífica Oura Doce...

E como se não bastasse, houve também acontecimentos insólitos - o copo-de-água de bifes no bar da tal piscina ou o salva-vidas de pé engessado e muletas - e outros inéditos - a minha primeira ferroada de abelha...

E tudo isto, encaixado em apenas 3 dias. Bela escapadela...
.